O que você mais aprecia na fachada de uma residência? A forma como ela se harmoniza à paisagem e ao urbanismo à sua volta? Ou são os detalhes sutis (ou nem tanto) dos materiais utilizados?
Durante séculos, as fachadas revelam os desejos dos proprietários, e até mesmo fatores como cultura, privacidade, tecnologia, paisagem e outros. Ao projetá-la, são todas essas questões – e outras tantas – que são consideradas.
Quando se trata de fachadas contemporâneas, traços limpos e retos, com linhas bem definidas, e uma melhor integração com o ambiente externo, são premissas que devem estar presentes.
Elementos
A volumetria é clara, limpa e objetiva, aliando a funcionalidade ao modernismo. E muitas vezes sendo ressaltada com acabamentos de destaque e de alta qualidade, como painéis em madeira ou brises.
Afinal, é a volumetria da fachada contemporânea que imprime personalidade e elegância ao projeto. E são os brises, quando utilizados em ritmo aleatório, que proporcionam a adequação dos níveis de privacidade e moderam a integração da residência com seu entorno imediato.
A presença ainda de elementos atemporais, como pedras e madeira, são os destaques das fachadas que levam a nossa assinatura.
As texturas em todos os materiais, a rugosidade da pedra, e a madeira presenteada com uma diversidade de sombras e cheiros, contrastam com a leveza de áreas transparentes e criam efeitos difíceis de serem esquecidos.
Diálogo com a natureza
Por fim, a transparência tem se tornado um elemento cada vez mais frequente nas fachadas residenciais, principalmente no caso das casas próximas a áreas verdes.
Esquadrias do piso ao teto ou até fachadas de vidro possuem melhor aproveitamento da iluminação e do aquecimento natural, e a possibilidade de integrar o entorno à casa, oferecendo maior sensação de contato com a natureza e conforto.
Nós convidamos você a conhecer a proposta de cada um dos projetos aqui ilustrados acessando o nosso portfólio.