Um jardim espaçoso é perfeito para criar ambientes convidativos. E se você aprecia momentos tranquilos e de aconchego em cantinhos verdes especiais, um caramanchão pode ser a estrutura ideal.
Versátil, esta estrutura pode ser feita com diferentes materiais, sendo possível plantar espécies das mais variadas, e ainda agregar valor visual à paisagem.
O poder desse espaço
Ao procurar no dicionário informal, você irá encontrar uma definição singela do caramanchão: lugar construído para o encontro com a natureza, que varia de geração a geração; de pessoa a pessoa que constrói um lugar de descanso e reflexão; lugar onde se usa vários tipos de matérias, como bambu, flores, trepadeiras, moldando conforme a sua simbologia espiritual, cultural e de tradição.
Certamente esse espaço vai lhe convidar para sentar e usufruir do canto dos pássaros ou até do silêncio da contemplação.
Como é possível criar nele ambientes dos mais acolhedores, charmosos e sofisticados, a escolha da mobília será decisiva para isso. Você pode até mesmo ter uma verdadeira sala de estar ao ar livre, com poltronas, aparador, mesa e cadeiras para encontros agradáveis entre a família e amigos.
Inspirados nos países europeus, onde é comum a instalação de lareiras (denominadas fire pit) nas áreas externas, aqui incluímos em nossos projetos paisagísticos a mesa de centro com lareira ecológica. O que torna o espaço perfeito para degustar um bom vinho nos dias frios.
Perfeitos também ao lado da piscina, em uma grande área gramada, ou para delinear e sombrear um caminho da casa para outro destino no jardim.
Importante que esse espaço leve em consideração a arquitetura da casa, harmonizando com o design e assim podendo transitar por algo mais rústico ou até mesmo moderno.
Espécies indicadas
As flores para caramanchão podem ser frutíferas, como o maracujá ou videiras. As espécies ornamentais que se amarram às estruturas geralmente são floridas e coloridas. Abaixo, elencamos algumas delas.
Maracujá: planta com folhagem densa, possui flores que atraem as borboletas.
Tumbérgia: flores azuladas que desabrocham e enfeita durante todo o ano, especialmente na primavera e no verão.
Primavera ou buganvília: cresce com vigor, escala pérgolas e suporta frio e geadas.
Ipomeia: apesar de delicada no primeiro ano, com o tempo se torna resistente. Cresce rápido e de forma bastante rústica.
Jasmim-de-madagascar: ramificada e com folhas espessas e brilhantes, adora claridade, mas não tolera sol direto.
Jasmim-dos-Açores: delicado e de textura fina, é bastante perfumado e tem um período de floração extenso.
Lágrima-de-cristo: produz sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno. Floresce nas duas estações.
Os projetos que constam aqui levam a nossa assinatura, aprecie mais em nosso portfólio.