Ela está presente em boa parte dos nossos dias. Seja na rotina do trabalho ou nos ambientes da casa, estamos ligados diretamente à luminosidade artificial e natural, podendo variar de acordo com o estilo de vida de cada um.
Com tanto tempo diante desta luminosidade, a nossa saúde é afetada. Você já ouviu falar em ciclo circadiano?
Basicamente são as 24 horas aproximadas que o ciclo biológico do ser humano recebe alguns estímulos, como o de temperatura e também a recepção da luz.
Neste artigo, nós iremos abordar a funcionalidade de um projeto de iluminação, assim como o que ele pode exaltar de belo na sua residência.
A iluminação na manutenção do bem-estar
O nosso corpo começou a se adaptar à rotina de recepção frequente de luminosidade, isso porque o cérebro utiliza os fotorreceptores para se ajustar à absorção de luz durante o dia.
A consequência disso é a influência direta em nosso sono, em nosso humor e na manutenção da saúde física e mental.
O volume adequado de luz regula os níveis de humor e de energia, sendo a sua ausência a causa de problemas como a falta de disposição e de concentração, depressão e outros. Já a nossa exposição ao excesso, pode causar redução na sonolência e até mesmo problemas de visão.
Nem sempre nós podemos controlar a luz que recebemos, mas a nossa casa é o lugar em que podemos alcançar uma iluminação saudável.
Um ambiente adequadamente iluminado tem relação direta com o conforto, a estabilidade, a saúde e o aconchego. E um bom projeto de iluminação será responsável por isto, além de garantir o equilíbrio perfeito entre a luz natural e a luz artificial, e a forma com que elas são distribuídas nos ambientes.
Afinal, o nosso objetivo é desenvolver soluções de iluminação mais sustentáveis e eficientes.
Iluminação direta nos ambientes
A iluminação direta é a luz que se incide diretamente em uma superfície, onde não existem perdas luminosas.
Essa iluminação é a melhor opção quando falamos de um ambiente de trabalho, bancadas da cozinha e áreas de serviço, em que necessita da precisão da luz para as tarefas diárias.
Iluminação indireta para harmonizar
A iluminação indireta é responsável pela sensação de conforto e bem-estar, sendo ideal para ambientes como quartos e salas de estar.
Esse recurso utiliza outro ponto de luz como apoio, uma forma que ela seja absorvida e a outra parte seja refletida na direção contrária. Esse movimento causa um efeito de luz e sombra muito utilizado na iluminação cênica, presente em grandes peças de teatro.
Ela dá destaque a um ambiente com seu jogo de luzes e pode ofuscar outros que não necessitam de atenção naquele momento.
Nos quartos, um ponto de luz de destaque, arandelas ou luminárias de piso, ajudam aqueles que gostam de fazer uma leitura antes de um agradável sono.
A versatilidade da iluminação difusa
A luz difusa possui uma espécie de filtro, como acrílico ou vidro, para que a sua intensidade fique mais suave sem que ela perca a capacidade de iluminar todo o ambiente de forma homogênea e confortável.
Versátil, é interessante combiná-la com outro tipo de efeito, pois nem sempre se deseja somente luz difusa em um ambiente. Sendo assim, criar cenas e distribuir circuitos traz a possibilidades de acendimento e diferentes sensações.
Indicada para o banheiro, você pode apostar no espelho iluminado, instalando fitas de LED por trás dele, trazendo uma luz indireta ao ambiente.
Como utilizar a iluminação natural em um ambiente
A primeira ideia que vem à mente ao introduzir a iluminação natural dentro de casa é a criação de janelas em vários espaços. Para a luz entrar de maneira agradável, é necessário controlar a radiação solar com vidros e refletores de calor.
A modernidade na arquitetura traz cada vez mais esse aspecto, um recurso muito utilizado em nossos projetos são as grandes janelas emoldurando a paisagem em seu entorno. Elas auxiliam na redução da iluminação artificial durante o dia com a entrada dos raios solares de maneira suave e controlada.
Inspire-se em mais projetos de arquitetura, interiores e paisagismo do nosso estúdio em Sorocaba, desenvolvidos para todas as regiões do Brasil.