Milão, a capital da moda e do design, foi palco do “Salone del Mobile Milano”, como é chamado, em sua origem italiana, um dos maiores eventos de design do mundo, em sua 61ª edição este ano.
Originado em 1961 como uma feira de móveis para impulsionar as exportações italianas, o evento expandiu-se ao longo dos anos, abrangendo iluminação, acessórios de decoração e até mesmo design tecnológico.
Referência para arquitetos, designers, fabricantes e entusiastas de todo o mundo, a Milan Design Week traz consigo o que há de mais moderno no universo da arquitetura e design. A edição deste ano nos proporcionou uma imersão nas últimas tendências e inovações do setor.
Neste ano, fomos contemplar mais uma edição desse belo evento, nos permitindo uma imersão nas últimas tendências e inovações do setor.
As cores estão em alta
O intenso vermelho Burgundy, com a sua tonalidade próxima ao bordô, é uma cor que evoca elegância e sofisticação. Muitas marcas aderiram à tendência em seu design, estando presente em lacas, tecidos e, principalmente, no mármore Rosso Levanto.
O verde, uma cor atemporal, segue sendo uma forte tendência arquitetônica. Notamos que ela varia entre uma tonalidade mais sóbria, como o verde oliva, e também de forma mais vibrante, como o esmeralda.
Os tons terrosos são paletas neutras que se mantêm em alta. Para nós, ela é sempre bem-vinda, pois transmitem a sensação de “aquecer o ambiente” e formam uma linda composição com a madeira.
A elegante iluminação sutil
De forma leve e discreta, a iluminação é pensada em minúcias na marcenaria. Sua apresentação é quase imperceptível, o que a torna um destaque sutil e elegante.
A disposição da iluminação destaca a silhueta dos objetos, deixando-os em evidência e o ambiente rico em detalhes: nos perfis iluminando os closet, nas telas tensionadas realçando a silhueta dos objetos, ou em micro spots, evidenciando as prateleiras que, por sua vez, estão cada vez mais slim.
Nós amamos trabalhar esta iluminação em nossos projetos, criando uma atmosfera única e rica em detalhes.
LEIA TAMBÉM: A funcionalidade da iluminação
Mix de texturas
A fusão entre moda e arquitetura traz a alma de Milão. A tendência da vez explora diferentes texturas para criar “camadas” interessantes.
Um icônico exemplo que vimos foi o couro trançado presente no mobiliário da Flexform e na poltrona “Le CLub” da Poliform, remetendo ao trançado da tradicional marca de roupas Bottega Veneta, trazendo a essência italiana do “fatto a mano”.
A cultura italiana tem como traço marcante a valorização do trabalho artesanal, feito a mão. A cada ano, observamos a preservação desse DNA em peças ricas em detalhes e com acabamento impecável.
Nossos olhos percorrem para entender o que há de novo e o que permanece com elegância. Para nós a inspiração vai além do “Salone Del Mobile”.
Sentimos a inspiração em todos os lugares. A arquitetura que admiramos durante as nossas caminhadas; a arte exposta nos museus visitados; a moda das exposições; e a beleza singular dos jardins das villas alimentam a nossa criatividade e paixão para os próximos projetos. Que este artigo inspire você também!